quinta-feira, 9 de setembro de 2010

TAIGUARA NO CAFÉ PEQUENO

Taiguara
Um dos compositores mais censurados da ditadura,
Taiguara recebe homenagem no Teatro Café Pequeno

Cearense, radicado entre Brasília e Rio de Janeiro, o cantor, compositor e instrumentista Cayê Milfont homenageia Taiguara nesta quinta e sexta, no Teatro Café Pequeno no Leblon.

Símbolo da resistência à ditadura, Taiguara, o uruguaio que veio para o Brasil aos 4 anos, teve cerca de 100 composições vetadas pela censura, chegando a ser considerado um dos artistas com mais músicas censuradas pela tesoura do governo militar brasileiro. Taiguara foi tão perseguido que se exilou na Inglaterra em 1973 e chegou a gravar fora do país, sendo o primeiro músico censurado a ter um disco lançado no exterior.

Falecido em 1996, Taiguara fez bastante sucesso no Brasil nas décadas de 60 e 70 com as músicas "Universo no Teu Corpo", "Hoje" e a emblemática "Geração 70" que fala 

Nós estamos inventando a vida,
Como se antes nada existisse,
Porque nascemos hoje do nada,
Porque nascemos hoje pro amor.

Cayê Milfont se apresentou ao lado de Taiguara no Show pela Paz Mundial. Como compositor e intérprete, em 2008 Cayê Milfont foi um dos 11 finalistas da Final de Gala do Gibraltar Song Festival, na Europa, com uma de suas composições – AGASALHO – tendo sido escolhida dentre 200 de todo o mundo e única representante de língua portuguesa na história do Festival europeu. Em 2010, novamente com a canção ANTES -de sua autoria – ele esteve no GSF, representando o Brasil, dentre participantes do Reino Unido, Austrália, Argentina, Venezuela, Espanha e Malta.

Vencedor, como melhor arranjador e intérprete, da Feira Pixinguinha em Brasília (DF, Brasil), em 1979, que lhe rendeu  o convite para participação no show Dolores Vinte Anos Depois, com Marisa Gata Mansa e mais tarde, ao lado de Marisa e também com Jamelão, participou do Projeto Pixinguinha, viajando por diversas cidades brasileiras. Cayê Milfont também escreveu e musicou diversas peças teatrais, que permaneceram em cartaz no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília por vários anos.

A importância de Taiguara para o cancioneiro brasileiro é indiscutível, principalmente porque nunca é demais relembrar o cerseamento sofrido pela arte brasileira no período da ditadura. Essa memória deve ser sempre retomada para que novos absurdos sejam cometidos.

Cayê Milfont se apresentou no Sarau realizado no 00 pela Confraria de Arte Brasileira e na última edição do Sarau Arte em Andamento - "Viva o Artista Brasileiro!!" e foi um sucesso. 
Cayê se apresenta hoje e amanhã no Teatro Municipal Café Pequeno (Av. Ataulfo de Paiva, 269 - Leblon) às 18h. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira). 

A Confraria indica! 

Coluna Filippo Leandro


Temos novidades! Filippo Leandro, um dos coordenadores do Projeto Arte em Andamento estreia hoje sua coluna no blog. Em seu primeiro post, Bibi Ferreira foi a escolhida para ser homenageada. Leia em www.colunafilippoleandro.blogspot.com 

Um comentário:

  1. TAIAGUARA
    (in memorian)

    ...meus poemas têm a nostalgia do silêncio
    e a solidão dos esquecidos. (Muitos não se lembram e nem sabem,
    mas há os esquecidos.
    São como o musgo que pisamos...)

    Cores do meu tempo(fragmento)

    ResponderExcluir