quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ARTE POPULAR TEM MUSEU E SEMINÁRIO TEMÁTICO

Museu Casa do Pontal realiza neste final de semana
Seminário Temático voltado para Cultura e Arte Popular

Às vezes amada, às vezes desprezada, a arte popular integra parte importante do nosso cotidiano sem nem nos darmos conta. No Brasil, costuma-se chamar de “arte popular” a produção de esculturas e modelagens feitas por homens e mulheres que, sem jamais terem freqüentado escolas de arte, criam obras de reconhecido valor estético e artístico.
 
Quem nunca se divertiu com a "namoradeira", famosa escultura de uma negra mandando beijos pela janela ou obras sacras como os Divinos de madeira e as noivas de cerâmica. Pois é justamente com o intuito de estudar e expor essas obras que existe o Museu Casa do Pontal que realiza neste final de semana a sétima edição do Seminário Temático de Cultura e Arte Popular. 
 
Neste ano, o Seminário abordará diferentes diálogos entre arte e educação, com enfoque na diversidade cultural. O evento acontecerá a partir de amanhã, 24/09, às 9:30 com palestra, mesa-redonda e o lançamento do livro "O que você vai levar?". No sábado, os artistas plásticos Guilherme Vergara e Juliana Prado oferecem uma oficina de elaboração de propostas educativas e culturais.
Além de Guilherme Vergara, que já foi diretor do Museu de Arte Contemporânea em Niterói e do Centro Hélio Oiticica, também estarão presentes como palestrantes a antropóloga Ângela Mascelani, atual diretora do Museu Casa do Pontal e Alemberg Quindins, artista famoso pelas reproduções em madeira do bonde de Santa Teresa.

Para quem se interessa pela arte brasileira em sua mais pura representação, não pode perder o seminário e nem deixar de conhecer o museu.

Seminário Temático de Cultura e Arte Popular
24 e 25/09
Museu Casa do Pontal
Estrada do Pontal, 3295 - Recreio
Informações e inscrições para as palestras: (21) 2490 3278 / 2490 4013

Acompanhe o Arte em Andamento pelo Twitter e Facebook.

Imagens: Trio Forró e busto de Luiz Galdino (Mestre Galdino - Olinda/PE)

2 comentários: