quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PALAVRA-MOVIMENTO, MÚSICA DO MUNDO, MARAKAMUNDI

O quarteto do Marakamundi
Grupo brasiliense de jazz, que excursiona pelo mundo
faz sua estreia no Centro Cultural Carioca

Não podemos reclamar. O Brasil é repleto de (bons) artistas e muitas vezes quem reconhece isso são os estrangeiros. Uma exemplo disso é o grupo instrumental Marakamundi, de Brasília. 

Com um repertório de ritmos variados para fazer jus ao nome que na mistura tupi-guarani e latim daria: "Música do Mundo", o Marakamundi formado por Tex (guitarra e cavaquinho), Ticho Lavenère (bateria e percussão) Gê Mendonça (contrabaixo) e Daniel Baker (teclados), toca bossa, samba, frevo, jazz, maracatu, flamenco, montuno e a guajira.

Ritmos tão diversos que simbolizam o conceito do grupo: Marakamundi é a palavra-movimento. É ação na mistura de mundos diversos: “Maraka” é música em tupi-guarani e “Mundi” é mundo em Latim. Música do mundo! Este é o sentido do nome e da proposta deste quarteto brasileiro de música instrumental: explorar os vastos horizontes do mundo da música, com uma perspectiva de brasilidade. (Assessoria do grupo)


Essa mistura de ritmos associa-se à improvisação do jazz e encontra uma musicalidade peculiar buscada ao longo de 12 anos.  Sucesso no exterior, o Marakamundi já passou por Portugal, Alemanha, Dinamarca, Suíça e Estados Unidos. Na estreia carioca, o Marakamundi mostra seu repertório autoral, com músicas como  “Rota Brasil” (Gê Mendonça”), “Marakamundi” (Tex), “12 de Maio” (Daniel Baker) e “Cristal” (Gê Mendonça), entre outras.  O grupo também vai interpretar composições de outros autores, como “Vera Cruz”, de  Milton Nascimento, e “Armando´s Rumba”, de Chick Corea.  

Propondo a interação das diferentes vertentes artísticas num mesmo espaço, o CCC apresenta, junto ao show do grupo Marakamundi, performances de sua companhia de dança, com números especiais inspirados nas músicas “A Volta do Malandro” e “Homenagem ao Malandro”, de Chico Buarque.

Para quem quer conferir o trabalho do Marakamundi, pode acessar sua página na internet: http://palcoprincipal.sapo.pt/marakamundi. O show acontece no Centro Cultural Carioca nesta quinta-feira e parece ser imperdível para os apreciadores de bom jazz e boa música.
Marakamundi
Centro Cultural Carioca - R. do Teatro, 37 - Centro
Somente nesta quinta, 16/09
21h
Couvert: E$ 30,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário