segunda-feira, 19 de julho de 2010

OS POEMAS, AS PALAVRAS E OS VIOLÕES DO 'MÚSICA SURDA'

Música Surda traz misto de voz, violão e poesia
para os ouvidos mais atentos

O Rio de Janeiro é uma cidade que coloca nossos sentidos à prova, seja por suas cores, por sua textura, pelos seus sons. É uma cidade que nos reserva surpresas como encontrar um bloquinho festivo, nas ruas de Santa Teresa, no Sábado de Aleluia. Ou ainda, nos faz deparar, entre os prédios do Centro, que remetem à época que a cidade ainda era a capital da república, com um auditório antigo do Conservatório Brasileiro de Música e um grupo que produz uma música classificada como surda.

Foi lá que a cantora Andréia Pedroso, mais os violonistas Antônio Jardim, Artur Gouveia e Eduardo Gatto, se apresentaram, acompanhados do ator Rogério Magalhães que declamava poesias. São eles o corpo, a alma e a essência do grupo “Música Surda”. O nome nasceu de um poema de Dante Milano. A apresentação foi em uma noite de céu avermelhado e clima ameno. Dentro do Auditório o silêncio daquela música que nasceu da poesia, como explica Antônio Jardim. Ele salienta que o grupo surgiu para inauguração do Instituto de Artes da UERJ, em 2001. A inspiração inicial, partiu da poesia de Cecília Meireles, mas hoje poetas atuam quase como parceiros, numa produção intensa.

Poetas vivos, consagrados, jovens e contemporâneos ajudam na produção do grupo que só no primeiro semestre deste ano, produziu 40 canções, praticamente inclassificáveis quanto ao gênero, como destaca Andréia. A impossibilidade de classificar a música é uma opção. Embora, uma audição mais atenta permita apurar valsas, toadas e sambas-canção. É um convite à audição mais aprofundada e atenta.

Em agosto, eles deverão se apresentar, gratuitamente, no Teatro Noel Rosa da UERJ. Já em outubro, seguirão para Portugal, onde realizarão oito concertos em cinco cidades, para divulgar o CD duplo, lançado em 2008: “Letras Pretas para Concerto”, composto por poemas contemporâneos e o “Mares Brancos de Palavras”, dedicado exclusivamente à obra de Cecília Meireles. Para conhecer mais sobre o Música Surda (http://www.letras.ufrj.br/musicasurda/).

Texto: Cássia Ferreira Andrade - jornalista

cassia.ferreira.andrade@gmail.com


Acompanhe o Arte em Andamento pelo twitter e facebook.

Dia 26 temos o SARAU DOS ESCRITORES. Participe da campanha "escrever é", saiba como.

Um comentário:

  1. Cassia,

    Adorei ler a matéria feita por você sobre este grupo do qual tanto gosto! Eles são especiais e o trabalho que fazem é de uma beleza ímpar. Obrigada por ter trazido um pouco deles até nós.

    Um abraço,
    Lila Marques

    ResponderExcluir