terça-feira, 20 de julho de 2010

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS FAZ 113 ANOS

Academia centenária fundada por Machado de Assis
encara os desafios do século XXI

Bastante criticada por alguns, desejada por outros, a Academia Brasileira de Letras completou, nesta terça-feira, 113 anos, com o desafio de enfrentar um período de comunicação digital e e-books.

Como de costume, esta tarde foram entregues prêmios literários para diversas categorias e o Prêmio Machado de Assis que entrega R$ 100 mil ao escritor contemplado. Em 2010, o crítico literário Benedito Nunes foi o ganhador.

Segundo Marcos Vinícios Vilaça, atual presidente da Academia, a entrega do 'Prêmio Machado de Assis' a um crítico literário paraense tem um significado bem maior do que o de apenas premiar um intelectual. O fato de Benedito Nunes, independentemente de seu trabalho estar entre os de maior destaque no Brasil e no exterior, ter sido o escolhido pela Academia evidencia a confirmação da missão acadêmica de integrar culturalmente todas as regiões do país. A ABL está atenta ao Brasil como um todo, como uma nação.

Mas a atuação da Academia não se restringe aos prêmios. A ABL tem um twitter onde sorteia livros, realiza leituras dramatizadas em seu teatro, além de Concertos e Exposições. Atualmente, a Galeria Manoel Bandeira abriga a exposição do artista plástico persa radicado brasileiro, S. Ahmady. O artista possui um belo trabalho com inspirações orientais e também muita influência brasileira.

Já o Teatro R. Magalhães recebe no dia 05 de agosto , às 18:30, a obra "Phantasiestücke"de Schumann com Linda Bustani no piano e o Quarteto Bosísio. Linda Bustani já atuou como solista em diversas orquestras pelo mundo, como a New Philarmonia.

A ABL fica na Av. Presidente Wilson, 203, Centro do Rio. Além das atrações acima, a Academia possui exposições permanentes em suas dependências.

Acompanhe o Arte em Andamento no Twitter e Facebook.

Na próxima segunda, 26/07, temos o SARAU DOS ESCRITORES! Participe da Campanha "escrever é". Saiba como.

Nenhum comentário:

Postar um comentário