quinta-feira, 15 de julho de 2010

ARTE QUE NASCEU DE UM SONHO

Peça delicada em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim
prova que fazer arte não tem idade.


Há uma frase atribuída a Albert Einstein que diz: "É mais fácil quebrar um átomo do que um preconceito" e ainda lembrando do cultuado filme francês "Amelie Poulain" onde se ouve "tempos difíceis para os sonhadores".

Pois é justamente quebrando preconceitos e lutando contra os tais tempos difíceis que o "jovem ator" Wilmar Amaral não se importou muito com as dificuldades inerentes à profissão de ator. Em seu terceiro trabalho com o diretor Daniel Dias da Silva, também atual diretor do Teatro João Caetano, o ator tem progredido consideravelmente no ofício.


Pediatra hoje aposentado, quando ainda era estudante de medicina, Wilmar pedia à saudosa atriz Cacilda Becker para vender ingressos de suas peças e em troca as assistiria gratuitamente. Cacilda topava. Na época, chegou a ser convidado a integrar a companhia, mas as obrigações com a faculdade e mais tarde com a família o afastaram da profissão, mas não do sonho.

Aposentado, se dedicou às artes plásticas, mais tarde à música e há cinco anos, aluno de cursos livres no Espaço Bontempo (do ator e diretor Roberto Bontempo), convidou o então professor Daniel a dirigí-lo na peça "A Moratória" de Jorge Andrade. Isso foi em 2005.


A peça "Dirigir-se aos Homens", atualmente em cartaz no Porão da Casa de Cultura Laura Alvim, é o resultado de um desejo de Wilmar em levar adiante um projeto abortado pela doença de um colega. Trabalhando diversos textos com a professora de TECLING (Técnica de Linguagem falada e cantada) Elena Konstantinovna, Wilmar escolheu três e convidou novamente Daniel Dias a dirigi-lo.


Segundo Daniel, o projeto nasceu do desejo do Wilmar em realizar um trabalho que agregasse crescimento profissional e prazer. A partir de uma pesquisa realizada para um treinamento com a professora Elena Konstantinovna (com quem estuda há mais de três anos), através da vasta literatura russa, o ator apaixonou-se pelos textos e decidiu levar aos palcos aqueles que mais o arrebataram, pela beleza e pela intensidade.


O resultado é um belo e delicado trabalho, processo que inclui o esforço e a dedicação coletiva de Elena, Daniel Dias e da atriz Fernanda Guimarães que realizou a preparação corporal do ator. A peça traz os contos “O Avô e o Netinho” (Maxsim Gorki), “O Arco” (Fiódor Sologub) e “Angústia” (Anton Tchekov). Os personagens são figuras à margem, muitas vezes invisíveis e até mesmo inoportunas para a maior parte da sociedade. "Está cada vez mais difícil dirigir-se aos homens" diz o personagem Iona do conto "Angústia".


Se está cada vez mais difícil dirigir-se aos homens através da arte no mundo de hoje, como muitos afirmam, nós não sabemos ao certo. Sabemos o que vimos no palco, um ator em processo, trabalhando com disciplina a matéria de que somos feitos: os sonhos.


DIRIGIR-SE AOS HOMENS
Até 01/08
Casa de Cultura Laura Alvim

Quinta a sábado: 21h
Domingo: 20h
Ingressos: R$ 30,00
Site: http://www.dirigirseaoshomens.com/

Texto: Jean Cândido
jeancandido@hotmail.com

Um comentário:

  1. Eu gostaria muito de assistir “A Moratória”, ou mesmo os contos adaptados, sendo encenados por este notável sonhador Wilmar Amaral. Fiquei super interessado em conhecer os contos russos que foram adaptados por este pessoal bom.
    Você que escreveu o texto para este blog, é Jean, né, eu tenho um blog, Jean. Nele eu faço a minha arte. Atualmente eu tenho escrito e publicado algumas crônicas, mas meu grande prazer são os contos que faço. Estes estão mais adentro de meu blog. Não os tenho publicado ultimamente, pois estou participando de algumas seleções. Se você tiver um tempo dê uma olhada em meu blog. Se acaso gostar, queira por gentileza comentar.

    Abraço do Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir