quarta-feira, 21 de julho de 2010

FESTIVAS DE TEATRO: ABERTA A TEMPORADA DE INSCRIÇÕES

O segundo semestre mal começou e
dezenas de festivais começam a pipocar seus chamados de inscrições.


Que fazer teatro é difícil todo mundo sabe. Meses de preparação, leituras, ensaios e um desafio para as produções: pautas nos teatros da cidade e público. A pauta nos teatros municipais está praticamente fechada para 2010, os teatros privados no Rio de Janeiro são caros e muitas vezes a solução está nos espaços alternativos.

Algumas facilidades são oferecidas aos grupos universitários, que encontram espaço dentro das próprias instituições, mas encontram os mesmos problemas quando sentem a necessidade de desligar o cordão umbilical. Assim como o cinema, as pequenas companhias ou produções teatrais encontram respaldo mesmo nos festivais.

Espalhados por todo o país e com estruturas diversas, alguns festivais são bastante concorridos como o Porto Alegre em Cena, que acontece em setembro e que já está com sua programação fechada. Outro bom festival é o da Universidade Veiga de Almeida, mas que possui apenas seis vagas na Casa de Cultura Laura Alvim.

Em Belo Horizonte, com o infeliz enfraquecimento do FIT, sobre o Festival Estudantil de Teatro - FETO que começa a se tornar um importante foco dos grupos universitários. No Rio de Janeiro, festivais como o de Rio das Ostras também são procurados, mas já encerram suas inscrições.

Outra possibilidade mais democrática é o Festival de Esquetes de Cabo Frio, FESQ, que está com as inscrições abertas até 30 de julho.

É preciso muita atenção na hora de realizar inscrição para os festivais. Muitos detalhes são necessários e precisam de tempo e disposição dos envolvidos para que tudo saia perfeito. Autorizações no ECAD, SBAT, textos registrados, liberação de autores, autorizações do Juizado de Menores, quando houver menores nos espetáculos, são alguns dos pedidos que as organizações pedem e que podem inviabilizar a participação de um bom trabalho.

Outro ponto que cabe notar é que nem todos os festivais premiam e há também o desafio dos custos de viagens e hospedagens para os grupos.

Mas indiferente a qualquer impecilho e resolvidos todos os problemas, o bom mesmo é estar num festival.

Links:
FESQ - http://festivaldeesquetesdecabofrio.blogspot.com/
FETO - http://www.fetobh.art.br
UVA - http://www.uva.br/festivaldeteatrodorio/

Acompanhe o Arte em Andamento no Twitter e Facebook.
Dia 26 temos o SARAU DOS ESCRITORES. Participe respondendo à questão "Escrever é...". Saiba como.

Foto de: David Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário