terça-feira, 15 de junho de 2010

LANÇAMENTO DO PROGRAMA PETROBRÁS CULTURAL 2010

Foto de J. Pedro Martins

Na última sexta-feira, dia 11, em Salvador/BA, foi lançado o Programa Petrobrás Cultural 2010.
O lançamento foi realizado na Bahia em função do esforço que o estado faz para resistir ao chamado eixo cultural Rio-São Paulo.

Esta fase do programa destinará R$ 52,2 mi para projetos ligados a Formação,Preservação e Memória; e Produção eDifusão, com datas-limite de inscrição entre 19 e 23 de julho.

Os incentivos incluem desde projetos de pesquisa artística até projetos de distribuição de bens culturais. Podem inscrever-se projetos destinados à recuperação e digitalização de acervos, à manutenção de grupos e companhias de artes cênicas, à produção de filmes, a eventos de artes eletrônicas, à gravação de CDs, a turnês de shows/concertos, entre outros.

Desde sua criação em 2003, o Programa já destinou R$ 250 mi a mais de 1.000 projetos. Estiveram presentes à cerimônia o governador da Bahia, Jaques Wagner, que declarou que trazer para a Bahia essa cerimônia também é um sinal importante de que não queremos mais a pasteurização da cultura. Queremos é dar oportunidade para quem cria do Oiapoque ao Chuí.

O presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, aproveitou a cerimônia para criticar os produtores culturais dizendo que é um bicho complicado, ele acha que pode tudo, mas às vezes não tem CNPJ, não tem estatuto, não tem organização nenhuma - e precisa ter, porque nós vamos prestar contas do dinheiro que estamos dando, e ainda: Só tem uma categoria pior do que produtor cultural, que é banqueiro.

Para maiores informações sobre o Programa, acesse aqui.

Acompanhe-nos pelo twitter e facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário