segunda-feira, 21 de junho de 2010

FALTA

Foto: Agência O GLOBO

Filósofa reflete sobre as últimas palavras de Saramago em seu blog.

"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem idéias, não vamos a parte nenhuma."

A citação acima foi retirada do blog que José Saramago mantinha desde setembro de 2008, chamado Outros Cadernos. Foi o último "post" do escritor português, data de 18 de junho de 2010, dia de sua morte.

Embora acreditasse que esse tipo de ferramenta moderna faz com que as pessoas escrevam pior, Saramago, influenciado por sua mulher, Pilar del Rio (dizia que ela era a inspiradora de sua experiência na internet), reunia na página escritos inéditos, artigos, entrevistas, enfim reflexões de sua visão nada cega da realidade. Através dessa novíssima forma de comunicação alcançava leitores que podiam compartilhar de seu olhar crítico sobre os mais diversos assuntos. E a filosofia era um destes assuntos, aparecendo de forma surpreendente neste dia fatídico. Saramago lamentou a falta da filosofia nos dias de hoje, e para ele era urgente que voltássemos a pensar e a refletir.

A filosofia surgiu nas colônias gregas do mar Jônio, a mais ou menos 2500 anos atrás. Desde então, através de grandes nomes como Platão, Descartes, Kant, Nietzsche e tantos outros, fez a humanidade voltar-se para o que ela tem de mais peculiar: o pensamento. "Penso logo existo"; a famosa afirmação de Descartes, embora muito discutida, diz muito sobre nós, os homens, seres que possuem no pensamento o mais claro sinal de sua existência.

Saramago não era um filósofo, mas em seus livros e até mesmo em sua vida, encontramos o que há de mais rico no pensamento humano. Seus escritos são profundas reflexões sobre a cultura, a sociedade, a religião, enfim, sobre tudo o que envolve a vida do pensamento. Seu olhar (apesar de seus pesados óculos), como autor que era, enxergava o mundo de forma atenta sem a cegueira que tomou conta dos dias de hoje. Falta filosofia, falta reflexão, falta visão. E falta, agora, José Saramago.

Gabriela Dunhoffer - Filósofa formada na UFRJ, mestre e doutorando pela PUC-Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário