quarta-feira, 23 de junho de 2010

AS ORIGENS DA FESTA JUNINA

Foto: Ana Alexandrino
Quais os significados e origens da festa religiosa

mais folclórica do país.

Não se sabe bem qual a origem das festas juninas. Há uma corrente que seu nome se dá em função das celebrações acontecerem em Junho, porém a explicação mais aceitável vem do fato de que as origens da festa estarem ligadas às comemorações pelo dia de São João. A festa, que antes seria chamada de "joanina" veio de Portugal e no Brasil sofreu diversos sincretismos.

Da China vieram os fogos de artifício, da França a dança marcada típica das quadrilhas, as fogueiras vem da lenda de que Isabel - mãe de São João Batista, avisaria sua prima Maria através de uma fogueira do nascimento de seu filho, para que esta fosse ajudá-la.

No Brasil, além das diversas influências, as festas juninas também foram enriquecidas com as tradições dos negros escravos. O sincretismo trouxe às festas, as iguarias feitas de milho (junho é o período de colheita desse alimento).

As festas juninas possuem grande importância de representação cultural no Brasil. No Nordeste, essas festas são grandes eventos, comparados ao Carnaval do Rio de Janeiro.

Os balões também são tradicionais nas festas, porém cada vez mais raros em função dos estragos provocados pela prática. Incêndios como o que destruiu parte da reserva de Mata Atlântica no Morro dos Macacos no Rio de Janeiro, são provocados nesta época pelos balões e as leis estão cada vez mais duras.

Na próxima segunda-feira, o Arte em Andamento realizará seu Arraial no Restaurante Salsa & Cebolinha com muita arte pra celebrar a tradição cultural de nosso país.

Acompanhe-nos pelo twitter e facebook.

Texto: Jean Cândido
Imagens do texto: Ilma Barrilari (chapéus) e Dilvandro Mendonça da Silva (bordado)


Nenhum comentário:

Postar um comentário