sexta-feira, 15 de maio de 2009

O DIA DE CATULO DA PAIXAO CEARENSE - XII Edição


para expandir, clique na imagem

Seresteiros, poetas e cantores! A XII edição do Sarau Arte em Andamento vem homenagear o povo brasileiro através de Catulo da Paixão Cearense nesta segunda-feira, 18 de maio, a partir das 20:30.

E já que Guimarães Rosa já disse que "o sertão é dentro da gente" a Célula Artística do Beco das Flôres junto com Cristiano Mota fará a leitura dramatizada de "Doralda", adaptação de Dão-La-La-Lão do mestre.

Nessa noite teremos a exibição do curta-metragem Breve Passeio de Rafael Jardim, jovem cineasta de Salvador.

Breve Passeio de Rafael Jardim

A pedido da Nora grávida, Margarida foi deixada num asilo por seu Filho que prometeu buscá-la após o nascimento do bebê. Alguns anos se passam e Margarida continua no asilo, onde fez amigos e agora planeja um passeio para conhecer sua neta.
Para ver o trailer do curta, clique no vídeo abaixo:



Como de praxe, o espaço fica aberto e esperamos todos com alguma contribuição com poemas, textos, música. Vamos fazer juntos uma grande festa das artes!

Catulo da Paixão Cearense



Catullo da Paixão Cearense, nascido em São Luiz, em 8 de outubro de 1863, entrou definitivamente para os anais da música brasileira ao trazer o violão das rodas de seresteiros para os conservatórios de música em 1908.

O registro de Talento e Formosura - sua e de Edmundo Otávio Ferreira- feito pelo cantor Mário Pinheiro em 1906, constitui-se num dos itens mais raros da discografia nacional. Verdadeiro marco na afirmação de uma identidade regional na embrionária indústria cultural brasileira, a gravação deste acetato de 78 rpm se deu graças à instalação do primeiro selo de música no Brasil: a Casa Edison.

Filho do ourives Amâncio José da Paixão Cearense e Maria Celestina Braga, o menino Catullo correu pelas ruas e casarões da sua cidade com os irmãos Gil e Gerson até os dez anos, quando se mudou com os pais para a fazenda dos avós paternos, no sertão cearense.

No contato com a gente simples, bebendo desta sabedoria e se fartando deste imaginário matuto, o futuro violeiro soube coletar os mais puros motivos e recria-los, além de registrar as peculiaridades lingüísticas do caboclo da caatinga.

Suas modinhas, que a tantos agradaram no ocaso da monarquia e nas primeiras décadas da república, refletiam também o estado de espírito do boêmio, sempre a declamar apaixonado e muitas vezes desprezado pela sua amada.


Sua presença cultural é tão grande na história da música brasileira deste período, que o escritor Lima Barreto chegou a criar o personagem Ricardo Coração dos Outros, um violonista compositor de modinhas e que é um dos coadjuvantes do clássico pré-modernista "Triste Fim de Policarpo Quaresma".


O casamento de Catullo com o violão que o imortalizou, se deu aos 19 anos, quando largou os estudos para se dedicar ao instrumento tido como propício das "rodas de capadócio". Quem fosse de boa família jamais andaria com um desclassificado que ostentasse um pinho!


No dia 5 de julho de 1908, como já foi referido, Catullo revolucionou os padrões musico-culturais da época, quando a convite do Maestro Alberto Nepomuceno, fez um recital de violão no templo da música erudita de tradição européia: o sucesso foi geral e a platéia o aclamou. Até críticos desafetos lhe pediram desculpas.

Neste momento a modinha ganhou ares de civilidade, e suas riquezas melodico-harmônicas conquistaram, o gosto da classe dominante.


Catulo morreu aos 83 anos de idade, em 10 de maio de 1946,a rua Francisca Meyer nº 78, casa 2. Seu corpo foi embalsamado e exposto a visitação pública até 13 de maio, quando desceu a sepultura no cemitério São Francisco de Paula , no Largo do Catumbí, ao som de “Luar do Sertão”.

O Milagre de São João

E agora eu peço a sa dona,
que é muié civilizada,
que é muié de inducação,
pelo que não arrepare
na minha comparaçào

As caderas de Joaninha
tava sadia istufada,
como uma pedra encalhada
na beira de um riachão,
que as agua que vai passando,
vai, aos poucos arrendondando
inchando, que nem balão,
inté ficá tão redonda
como as anquinhas macia
de uma bonita nuvia,
que ainda fica assustada,
vendo um touro, um barbatão.

Um comentário:

  1. “Semana do Catullo”
    de 04 à 11 de outubro de 2012.

    Evento Nacional Referente a Obra de Catullo da Paixão Cearense, englobando Música, Literatura, Teatro; Com Espetáculos de Artes Integradas; Relatos Biográfico e Histórico, “Contação de Estórias’, Recitais, Saraus, Literatura de Cordel, Desafios em Repente, Fábulas, Alegorias, Chás Literários, Valorização de Tradições e Oralidade, Exibição de Vídeos, Exposições Fotográficas ....
    Para receber material Biográfico e Literário de Catullo da Paixão Cearense, bem como Material que poderá servir de base a Produção de Espetáculos, Saraus, Recitais, Peças Teatrais, Musicais... .
    semanadocatullo@gmail.com (21) 3164-6474

    ***** Muitos Espetáculos prosseguirão após a data apresentada, exposições fotográficas serão destinadas as Coordenadorias Escolares da Rde Pública de Ensino e para Escolas Particulare.

    ***** Após o Evento será produzido um Livro comemorativo, que além de constar todos os Evento, servirá de convite para evento cultural em 2013 e será enviado para mais de 50 países, por isso pedimos que nos enviem material promocional, propagandas, reportagens, tirem fotos e filmem o evento, este material será enviado posteriormente ao Museu do Catullo com inauguração prevista para abril de 2013.

    ResponderExcluir