terça-feira, 12 de maio de 2009

CARTA-MANIFESTO PARA PRESIDENTE LULA

Nesta quarta-feira teremos a Noite do Manifesto no Club Antonieta onde assinaremos um manifesto a ser enviado para nosso presidente.

Leia abaixo o que assinaremos.

Veja informações sobre o evento de amanhã na Agenda Arte em Andamento.

Rio de Janeiro, 13 de maio de 2009

Presidente Lula,

Nós, gente da cultura, da educação, das ciências, das artes, do meio ambiente, da imprensa e das comunicações públicas no Brasil, brasileiros comuns que acompanham vossa política externa, unidos, seguros e muito respeitosamente, apresentamos a Vossa Excelência nossos cumprimentos e um pedido que não se esgota em sua singeleza – pelo que à primeira vista pode parecer – mas, que se engrandece ao singular feito a que se pretende que é a prevalência da educação e cultura no mundo, materializada pela UNESCO, nas mãos de um grande e vocacionado brasileiro que é o Engenheiro Marcio Barbosa, atual Diretor Geral Adjunto do órgão.

Vossa Excelência sabe como homem de raízes intimamente brasileiras, filho de uma terra árida em que se luta muito para se estudar, o quanto é importante políticas públicas para a educação e a cultura, até mesmo pelos progressos havidos no Governo de Vossa Excelência, inegáveis até por índices certificadores da própria UNESCO.
Razão maior dessa carta aberta a um “Presidente de Todos” como é Vossa Excelência, a indicação de Marcio Barbosa é o atestado e a certeza da continuidade do reconhecido trabalho desenvolvido pela atual gestão que tem à frente o diplomata japonês Koïchiro Matsuura, figura que com seu empenho e irresignado senso de prioridade, promoveu inúmeros avanços em diferentes partes do mundo e recuperou a credibilidade e universalidade da UNESCO.
As bandeiras da educação, da cultura, da comunicação, da liberdade, do diálogo, do meio ambiente, das energias renováveis e da quebra das barreiras do preconceito racial, Senhor Presidente, são, hoje após um árduo trabalho de anos e anos, as bandeiras desfraldadas da UNESCO.
E nisso tem muito da história de gente como Marcio Barbosa e tantos outros que lá estão. Entretanto, é chegada a hora do Brasil capitanear esse processo. Ser o timoneiro da condução dos rumos e dos nortes da educação e da cultura no mundo.
Por isso, artistas, educadores, estudantes, cientistas, agentes do patrimônio, da cultura, das comunicações e do meio ambiente em todas as esferas, brasileiros por nascimento, vocação e antes de tudo, fortes pela própria natureza. Gente do Brasil que Vossa Excelência tanto conhece, reapresentamos este pedido que é a síntese da vontade e dos anseios de todos esses entes, que têm a consciência de que a UNESCO é importante tão só por ser UNESCO, mas, que será ainda mais para todos os brasileiros se levada à frente por um de nós.
Senhor Presidente, o Engenheiro Marcio Barbosa, Diretor Geral Adjunto da UNESCO tem hoje o maior cargo do Brasil no sistema das Nações Unidas. Sabemos das reais chances e dos apoios que angariou nessa caminhada. É uma oportunidade única e que não se repetirá em breve tempo.
Num Governo forte como o de Vossa Excelência, de tantos brilhos, conquistas e prêmios, e, com Vosso inestimável aval, os brasileiros farão jus há mais esta grande vitória a ser escrita nos anais da história deste país, sob a égide de sua gestão, como não pode ser diferente.

Nosso pedido, mui respeitoso, é para que Vossa Excelência reverta por ordem expressa à orientação dada ao Itamaraty em apoiar o cidadão egípcio Farouk Hosni e que apóie, como sempre o fez e o faz, o Brasil.

Com esperanças, aguardamos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário