terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

MINHA APOSTA PARA O OSCAR

 O poeta João Pedro Roriz faz seu comentário
do filme-sensação da temporada 2011

Achar que a expressão artística depende apenas do talento de seus criadores é pura ingenuidade do público. Pouca gente sabe o quanto a arte pode ser dolorosa, obsessiva ou até mesmo sádica. Talvez por isso, o filme “Cisne Negro”, dirigido por Darren Aronofsky, esteja levantando tanta polêmica.

Com quatro indicações ao Globo de Ouro e cinco ao Oscar, incluindo Melhor Filme, o longa retrata as agruras vividas por uma bailarina que sofre alucinações quando é convidada a assumir o papel principal do balé “O Lago dos Cisnes”. 

Aronofsky talvez tenha se deixado influenciar pelo argumento do filme – que deflagra a obsessão dos bailarinos pelo perfeccionismo técnico – ao trabalhar com as complexas cenas másteres, isto é, sequências inteiras filmadas em apenas uma tomada.

O esforço valeu a pena. A direção emprestou ansiedade e frenesi à ótima interpretação da atriz-protagonista Natalie Portman e provocou uma proximidade física do público com a sua personagem. Em determinado momento, é possível ouvir as pessoas torcendo pelo sucesso da bailarina e compreendendo o seu estado de vulnerabilidade. Também é possível sentir sua ambição, seu prazer sexual, seu cansaço e entender suas paranóias. Para que a relação personagem/público se consolidasse ainda mais, a direção deveria ter assumido os momentos de terror do filme ao invés de amenizá-los. Na verdade, longe de dar medo, algumas dessas cenas chegam a ser engraçadas.

O filme denuncia de modo velado o abuso, a pressão e as disputas que acontecem dentro das companhias de dança e que acabam minando a condição psicológica das bailarinas. Essas moças, em busca de superação, são levadas ao limite de suas forças, mas sempre em detrimento de suas integridades físicas, psicológicas e morais.

Tenho a impressão de que “Cisne Negro” não agradará a todos, mas que será um sucesso de bilheteria, justamente por conta das críticas divergentes lidas na imprensa e das opiniões conflituosas de seus espectadores. É o meu voto para o Oscar de Melhor Filme em 2011.

E não perca! A temporada VERÃO ACÚSTICO do Arte em Andamento continua! Na próxima segunda, 28/02, estaremos na Urca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário