sábado, 14 de novembro de 2009

O DIA DE FEDERICO GARCIA LORCA


A edição 25 do Sarau Arte em Andamento, nesta segunda-feira, 16/11, será em homenagem ao poeta espanhol Federico Garcia Lorca.

Convidamos todos a participar trazendo poemas deste e de outros poetas, além dos próprios.


O espaço é aberto para que todos possam se expressar artisticamente com seus escritos, instrumentos musicais, performances.
Venha fazer conosco uma linda festa das artes!

Federico Garcia Lorca

Poeta e dramaturgo espanhol, morreu fuzilado na Guerra Civil Espanhola em agosto de 1936, por ser declaradamente a favor da República Espanhola e também homossexual.

Formou-se em Direito na cidade de Granada, e depois em Madrid, tornou-se amigo de Luis Buñel e Salvador Dalí.

Grande parte dos seus primeiros trabalhos se baseiam em temas relativos à Andaluzia (Impressões e Paisagens, 1918), à música e ao folclore regionais (Poemas do Canto Fundo, 1921-1922) e aos ciganos (Romancero Gitano, 1928)

Concluído o curso de Direito, foi para os EUA e para Cuba, período de seus poemas surrealistas, manifestando seu desprezo pelo modus vivendi estadunidense. Expressou seu horror com a brutalidade da civilização mecanizada nas chocantes imagens de Poeta em Nova Iorque, publicado em 1940.

Não ocultava suas ideias socialistas e, com fortes tendências homossexuais, foi certamente um dos alvos mais visados pelo conservadorismo espanhol que, sob forte influência católica, ensaiava a tomada do poder, dando início a uma das mais sangrentas guerras fratricidas do século XX.

Intimidado, Lorca retornou para Granada, na Andaluzia, na esperança de encontrar um refúgio. Ali, porém, teve sua prisão determinada por um deputado católico, sob o argumento (que tornou-se célebre) de que ele seria "mais perigoso com a caneta do que outros com o revólver".

Assim, num dia de agosto de 1936, sem julgamento, o grande poeta foi executado com um tiro na nuca pelos nacionalistas, e seu corpo foi jogado num ponto da Serra Nevada. Segundo algumas versões, ele teria sido fuzilado de costas, em alusão a sua homossexualidade. A caneta se calava, mas a Poesia nascia para a eternidade - e o crime teve repercussão em todo o mundo, despertando por todas as partes um sentimento de que o que ocorria na Espanha dizia respeito a todo o planeta.

Se as minhas mãos pudessem desfolhar

Eu pronuncio teu nome
nas noites escuras,
quando vêm os astros
beber na lua
e dormem nas ramagens
das frondes ocultas.
E eu me sinto oco
de paixão e de música.
Louco relógio que canta
mortas horas antigas.

Eu pronuncio teu nome,
nesta noite escura,
e teu nome me soa
mais distante que nunca.
Mais distante que todas as estrelas
e mais dolente que a mansa chuva.

Amar-te-ei como então
alguma vez? Que culpa
tem meu coração?
Se a névoa se esfuma,
que outra paixão me espera?
Será tranqüila e pura?
Se meus dedos pudessem
desfolhar a lua!!

Um comentário:

  1. é justa essa homenagem ao um dos maiores poetas de todos os tempos
    Rodrigo Gallo

    ResponderExcluir