sexta-feira, 13 de março de 2009

O DIA DE CRUZ E SOUZA - VII EDIÇAO


clique na imagem para expandi-la.

Abram alas para a próxima edição do Arte em Andamento que vai acontecer no dia 16/03.

Nesta edição teremos a presença da cantora Hananza, que possui um belíssimo trabalho, acompanhada do músico Marcos Kenyatta. Para conhecer melhor Hananza, entre no seu endereço no My Space: www.myspace.com/hananza.

Além dela, teremos a presença da cantora Ju Feliciano junto com o músico Gabriel Leite. A Ju também estará pioneiramente comemorando seu aniversário na segunda-feira junto conosco. Vivas a ela!

O jovem cantor mineiro Brenno Bali, que também é integrante da Banda H56, estará novamente se apresentando conosco. Para conhecer o trabalho de Brenno, também sugerimos o My Space www.myspace.com/brennobali ou www.myspace.com/bandah56

O curta-metragem da noite será "Frio" de Álvaro Furloni, um drama surreal e completamente intrigante.

Como sempre, o Arte em Andamento possui o espaço aberto para quem quiser chegar e mostrar seu trabalho. Música, poesia, teatro, performance... Arte em constante andança, em constante diálogo.

ENTRADA FRANCA

Cruz e Souza



João da Cruz e Souza nasceu em 24 de novembro de 1861 em Desterro, hoje Florianópolis, Santa Catarina. Seu pai e sua mãe, negros puros, eram escravos alforriados pelo marechal Guilherme Xavier de Sousa. Ao que tudo indica o marechal gostava muito dessa família pois o menino João da Cruz recebeu, além de educação refinada, adquirida no Liceu Provincial de Santa Catarina, o sobrenome Sousa. O poeta é um dos precursores do simbolismo no Brasil.

Educado na melhor escola secundária da região, teve que abandonar os estudos e ir trabalhar, face ao falecimento de seus protetores. Vítima de perseguições raciais, foi duramente discriminado, inclusive quando foi proibido de assumir o cargo de promotor público em Laguna - SC.

Em 1890 transferiu-se para o Rio de Janeiro, ocasião em que entrou em contato com a poesia simbolista francesa e seus admiradores cariocas. Vivia de suas colaborações em jornais e, mesmo já bastante conhecido após a publicação de "Missal" e "Broquéis" (1893), só conseguiu se empregar na Estrada de Ferro Central do Brasil, no cargo de praticante de arquivista. Casou-se com Gavita Gonçalves, também negra, em 09 de novembro de 1893.

O poeta contraiu tuberculose e mudou-se para a cidade de Sítio - MG, a procura de bom clima para se tratar. Faleceu em 19 de março de 1898, aos 36 anos de idade, vítima da tuberculose.

Sua obra só foi reconhecida anos depois de sua partida.

Livros publicados:
Poesia:

"Broquéis" (1893)
"Faróis" (1900)
"Últimos Sonetos" (1905)
"O livro Derradeiro" (1961).

Poemas em Prosa:

"Tropos e Fanfarras" (1885) - em conjunto com Virgílio Várzea
"Missal" (1893)
"Evocações" (1898)
"Outras Evocações" (1961)
"Dispersos" (1961)

Escárnio Perfumado
Cruz e Sousa

Quando no enleio
De receber umas notícias tuas,
Vou-me ao correio,
Que é lá no fim da mais cruel das ruas,

Vendo tão fartas,
D'uma fartura que ninguém colige,
As mãos dos outros, de jornais e cartas
E as minhas, nuas - isso dói, me aflige...

E em tom de mofa,
Julgo que tudo me escarnece, apoda,
Ri, me apostrofa,

Pois fico só e cabisbaixo, inerme,
A noite andar-me na cabeça, em roda,
Mais humilhado que um mendigo, um verme...


Para conhecer um pouco mais a obra de Cruz e Souza, diversos sites possuem trechos de suas obras, entre eles o Jornal de Poesia.

Imagens da última edição

Arte em Andamento 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário