sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

SARAU CELEBRA A POESIA DAS RUAS


A próxima edição do Arte em Andamento celebrará a poesia das ruas. Muitas vezes considerados incômodos com sua famosa abordagem "Você gosta de poesia?", os poetas que vendem seus livretos, na maioria xerocados, nas portas de centros culturais, faculdades e comércios são aqueles que podemos chamar de "militantes da poesia".

Segundo Ana de Oliveira, do site Tropicália, "Poesia de mimeógrafo" foi uma das formas de se batizar a produção de alguns poetas que, durante os anos 70, passaram a lançar seus livros a partir de cópias feitas, literalmente, em máquinas de xerox e mimeógrafos. Suas poucas cópias eram vendidas de mão em mão, em envelopes ou outros suportes de criação, produção e distribuição do poema. Com poucas cópias, seus trabalhos circulavam de forma restrita entre públicos de "iniciados" ou de pessoas que frequentavam eventos como shows, exposições, portas de cinemas ou bares da moda. Também conhecida com o nome genérico de "poesia marginal", essa poesia foi marcante para toda uma geração que buscou, por meio da literatura, alguma forma de atuação cultural fora dos padrões oficiais da academia e da crítica literária.

Dentre os poetas presentes na ed. 62 do sarau, estarão Lucas C. Lisboa que acaba de lançar seu livro "Sobre Máscaras e Espelhos" pela Sapere Editora e Cláudia Tonelli, também militante da poesia na rua. 

O espaço do Arte em Andamento continua aberto para quem quiser participar. Qualquer manifestação artística é bem vinda. A entrada é franca. Venha fazer esta festa das artes conosco!

SARAU ARTE EM ANDAMENTO - ed. 62
A Poesia está na Rua
Quando: 13/02
Horário: 20:00
Onde: Livraria do Bardo
Av. Rainha Elizabeth, 122 - Copacabana


Para maiores informações sobre o evento, Clique aqui

Um comentário: