O Arte em Andamento está em recesso. Enquanto não voltamos com muitas novidades, assista o primeiro episódio do webprograma produzido pela Confraria.
sexta-feira, 29 de abril de 2011
quarta-feira, 20 de abril de 2011
AMANHÃ, OS NOVOS LIVROS
Há um princípio que rege os livros, e este é a permanência. Por mais que tentemos nos eternizar em nossos gestos e ações, apenas as palavras captarão toda a essência do que somos. Nelas restará dito o que pensamos, em última instância. E não basta dizê-las, temos de escrevê-las, grafá-las do melhor modo, editá-las e, finalmente, publicá-las.
Essa publicação que nos vem à mente e depois às mãos, segue um ritual prévio, que se inicia muito antes de tentar visualizá-lo como coisa concreta. Um livro é toda uma ideia concebida num estalo, a percepção de se poder dizer algo de modo específico e único e, através de nossas palavras, capturar o espírito de tudo o que mais nos importa.
Isso pode ser dito em um poema, em um conto ou romance, ou mesmo numa tese, numa carta, num ensaio. A palavra tem esse dom de perpetuidade, que toda vez ao ser pronunciada, traduzida, ou interpretada, pode suscitar várias reações, de perplexidade ou de compreensão. As ideias viajam nas palavras. E dizê-las faz toda a diferença.

Hoje, não é diferente. Os livros tomam forma, pois, para cada pessoa, há um sentido no que escreve, como para o músico, só a música o protege, e para o pintor, as tintas respondem ao seu movimento. O escritor não é diferente de qualquer artista, e para o seu ofício basta escrever em qualquer lugar, num caderno ou laptop, numa folha de papel solta, num bloco encontrado ao acaso.
Para mim, todo livro se apresenta como desafio de projetá-lo para o futuro. Seja a moça que queira publicar os primeiros poemas, ou o cavalheiro, as suas memórias, o livro é o elo entre o aqui e o agora e o amanhã.
Rio de Janeiro, 19 de abril de 2011 - 23h32 - Dia de Santo Expedito
Por Thereza Christina Rocque da Motta
Fundadora da Ibis Libris Editora
Texto também disponível em http://ibislibrisbooklog.blogspot.com/
ATENÇÃO: O ARTE EM ANDAMENTO ESTÁ EM RECESSO. EM BREVE NOVAS EDIÇÕES DE MUITA ARTE PARA TODOS NÓS
Marcadores:
"Editora Ibis Libris",
"Thereza Christina Rocque da Motta"
Assinar:
Postagens (Atom)